Técnica Escutista » Em campo » Pioneirismo » Vários » Velas ao Vento   Entrar
  
  

 Velas ao Vento
 

 

Na água ou em terra, é fantástica a sensação de sermos arrastados pela força do vento. E, para te divertires, não tens de ser, necessariamente, um ás dos sete mares, embora umas noções técnicas sobre vela possam dar o seu jeito. Deixamos-te duas propostas: uma aquática e outra terrestre. Diverte-te!

vela.jpg

Jangada com “bidons” de metal ou plástico. A armação é feita com varas, sendo criada na popa uma plataforma elevada para os tripulantes. Esta plataforma poderá ser forrada com pano de lona ou tábuas de madeira, por exemplo, para um maior conforto. Não te esqueças dos aspectos de segurança na água: coletes, embarcação de apoio, etc. 

vela (1).jpg

Veículo de quatro rodas. Estas podem ser feitas com o mesmo sistema usado nos carrinhos de rolamentos, muito populares nalguns agrupamentos de escuteiros. Por vezes, conseguem encontrar-se nos sucateiros rodas que sirvam para este veículo. A armação base do veículo é feita em forma de triângulo, sendo que um dos vértices fica na retaguarda, assim como o leme. Não te esqueças de equipamento de protecção: capacete, luvas, joelheiras, etc.

vela (2).jpg Pormenor da construção do leme.

 

Baseado em ilustrações de Kenneth Brookes e John Sweet, in “Fun with ropes and spars”.