Técnica Escutista » Em campo » Pioneirismo » Vários » Engenhocas para o Acampamento   Entrar
  
  

 Engenhocas para o acampamento

 

 

Cabides


Durante a noite, podes esticar uma espia entre os dois mastros da tenda e dela pendurar os chapéus, evitando, assim, amarrotarem-se.

Lavatório em tripé


Para lavar as mãos, podes ter sempre a jeito um bocado de sabão azul, pendurado por uma espia. Perfura o sabão e passa a espia pelo seu interior, prendendo do outro lado com o pedaço de madeira.

Suporte para varas


As espias devem ficar bem esticadas e presas a uma estaca. Utiliza o Nó de Sirga para fazeres as argolas para passar as varas.

 

 

Suportes para loiça

Descanso para as costas
Para aqueles momentos de relaxe, à sombra de um carvalho, dá jeito um encosto para descansar as costas. No chão podes colocar ervas ou fetos, para maior conforto, ou simplesmente estender a tua colchonete.


Com varas entrelaçadas


Com amarrações

Suportes para mochilas

Rede para o interior da tenda


Para as tendas canadianas, podes construir uma rede entre os dois mastros, para guardares os teus pertences durante a noite, desde que não sejam objectos muito pesados.

 

Estendais para roupa


Outras ideias


Um cabide, aproveitando uma árvore.

Uma espia com pedras atadas nas pontas, serve bem como “mola da roupa”.

Quando precisares de prender rapidamente uma espia a uma estaca, para que possa ser solta com rapidez, podes utilizar esta técnica.

Nós fáceis de desatar
Quanto tens necessidade de pendurar por uma espia algum objecto num ramo, que nó usas? Ficam aqui algumas sugestões de nós que se desatam com muita facilidade e rapidez. A ponta azul é a que fica a suportar o peso.


 in Flor de Lis, Junho 2007

 Imprimir